SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Dor crônica e as implicações psiconueroimunológicas decorrentes do estresse: uma revisão teóricaMorte e vida: a dialética humana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

PALENCIA GALAN, Leandro. As estruturas formais da arte e do psicoanálisis. Pode-se tumbar a arte no divã?. Aletheia [online]. 2008, n.28, pp. 21-31. ISSN 1413-0394.

O método freudiano se propõe como uma aventura arqueológica do sujeito e sua interpretação é análoga à atitude do narrador do conto fantástico: o paciente não é livre, tem gravado seu destino. Mesmo que para Freud interessasse excluir uma perspectiva estritamente ontogenética já que - entre outras coisas - as fantasias primitivas se adquirem hereditariamente (por exemplo, o complexo de Édipo). Esta imbricação com a filogênese permitiria encontrar as experiências traumáticas do indivíduo no espaço e o tempo da cultura. A cultura ancora ao sujeito inconsciente frente à interminável repressão do sujeito individual. A pulsão de morte restauraria a dimensão trágica de sua existência. A teoria freudiana da cultura marcou as vicissitudes do pensamento psicanalítico até converter-se no melhor paciente do divã.

Palavras-chave : Psicanálise; Arte; Cultura; Repressão; Impulsão de morte.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License