SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28As estruturas formais da arte e do psicoanálisis. Pode-se tumbar a arte no divã?Suporte familiar e saúde mental: evidência de validade baseada na relação entre variáveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes; FRANCISCO, Ana Lúcia  e  EFKEN, Karl Heinz. Morte e vida: a dialética humana. Aletheia [online]. 2008, n.28, pp. 32-44. ISSN 1413-0394.

Este ensaio tem como objetivo trazer reflexões sobre a prática do psicólogo hospitalar junto a pacientes e familiares, os quais, diante do processo do adoecimento, vivenciam sentimentos intensos e conflitos despertados pela possibilidade de morte. Embora a morte e o morrer sejam fenômenos inevitáveis e inerentes a nossa condição humana, refletir sobre a finitude humana é algo desafiador. Na nossa sociedade, encarar a possibilidade da nossa própria morte e das pessoas que amamos é quase da ordem do insuportável, sobretudo quando se leva em consideração o atual contexto cultural em que vivemos. No caso do adoecimento, ou mesmo da vivência de hospitalização, observamos que esta situação nos aproxima de reflexões internas mais intensas e que, em muitos momentos, pessoas mudam todo um modo de viver. Cada um reage a essas situações de uma maneira singular e nos faz refletir sobre a padronização de técnicas e conceitos a respeito da doença e do doente que podem tanto aprisionar a nossa forma de ver a pessoa que sofre quanto nos impedir de ouvir o que realmente se passa; ouvir um ser em devir.

Palavras-chave : Adoecimento; Morte; Finitude; Condição humana.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License