SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Morte e vida: a dialética humanaMemória e experiência no processo de formação estética de professores(as) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SILVA DE SOUZA, Mayra; NUNES BAPTISTA, Makilim  e  DA SILVA ALVES, Gisele Aparecida. Suporte familiar e saúde mental: evidência de validade baseada na relação entre variáveis. Aletheia [online]. 2008, n.28, pp. 32-44. ISSN 1413-0394.

O presente estudo objetivou buscar evidência de validade baseada na relação com outras variáveis entre o Inventário de Percepção de suporte Familiar (IPSF) e o Questionário de Saúde Geral de Goldberg (QSG). Participaram desta pesquisa 530 estudantes de uma universidade particular de São Paulo (SP), com faixa etária de 17 a 54 anos Para avaliar a percepção de suporte familiar foi utilizado o IPSF e o QSG foi utilizado para avaliar a saúde mental. Como resultado, a maioria das dimensões dos dois instrumentos correlacionaram-se significativamente. Esse resultado indica que o instrumento em questão pode ser considerado adequado para avaliar a percepção de suporte familiar. Nas análises secundárias, foram encontradas diferenças entre sexo, raça e nível econômico com relação ao suporte familiar percebido e ao estado de saúde mental dos participantes.

Palavras-chave : Suporte familiar; Saúde mental; Evidências de validade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License