SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Suporte familiar e saúde mental: evidência de validade baseada na relação entre variáveisEstudo preliminar para a construção de uma escala de agressividade para universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SANDER, Lucilene  e  ZANELLA, Andréa Vieira. Memória e experiência no processo de formação estética de professores(as). Aletheia [online]. 2008, n.28, pp. 60-76. ISSN 1413-0394.

É objetivo deste trabalho refletir sobre a memória e a experiência a partir da análise das produções discursivas de professoras de séries iniciais do ensino fundamental, participantes de um curso de formação continuada. Com os referenciais de Bakhtin e do enfoque histórico-cultural em psicologia, entende-se que a memória se constitui nas relações sociais e emerge nos processos de significação. Com esse pressuposto, analisou-se o discurso das professoras produzido no decorrer de uma das atividades desenvolvidas na última oficina do curso de formação continuada. Nessa atividade foi proposto um (re)encontro, um (re)olhar, um passeio pelos materiais que foram utilizados e/ou produzidos nas oficinas anteriores de modo a possibilitar sua (re)vivência. Constatou-se que nos cenários reproduzidos as memórias emergem diante do que remete à prática pedagógica ou às vivências da vida pessoal. A palavra, o ver e o ouvir trabalhados no decorrer do curso capturaram a atenção das professoras que produziram, nesse encontro, memórias discursivas sobre o vivido.

Palavras-chave : Memória; Experiência; Formação continuada de professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License