SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Estudo preliminar para a construção de uma escala de agressividade para universitáriosExpectativas e sentimentos de mulheres em situação de reprodução medicamente assistida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

PEIXOTO, Ana Lúcia Balbino  e  RODRIGUES, Maria Margarida Pereira. Diagnóstico e tratamento de TDAH em crianças escolares, segundo profissionais da saúde mental. Aletheia [online]. 2008, n.28, pp. 91-103. ISSN 1413-0394.

Este estudo teve como objetivo levantar os critérios de diagnóstico e de tratamento de crianças escolares com TDAH utilizados por profissionais da área de saúde mental que atuavam em consultórios privados na região da Grande Vitória/ES. Os participantes foram 10 psicólogos, 10 psiquiatras e 10 neurologistas, entrevistados em seus locais de trabalho. Os resultados encontrados indicaram que o diagnóstico de TDAH baseava-se, principalmente, nas informações obtidas na consulta com os pais, sem adesão aparente aos critérios recomendados pela literatura especializada. A maioria dos profissionais adotava a medicação como forma principal de tratamento e não possuía equipe multidisciplinar, apesar de reconhecerem a necessidade de combinar a intervenção medicamentosa com outras modalidades, principalmente intervenção psicoterápica.

Palavras-chave : TDAH; Adesão aos critérios; Criança escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License