SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue28Diagnose and treatment of school-aged children with ADHD by mental health professionalsCharacteristics of convergent and divergent validity of personality evaluation instruments with the Millon Inventory of Personality Styles (MIPS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

SPOTORNO, Paula Munimis; SILVA, Isabela Machado da  and  LOPES, Rita Sobreira. Expectativas e sentimentos de mulheres em situação de reprodução medicamente assistida. Aletheia [online]. 2008, n.28, pp. 104-118. ISSN 1413-0394.

O presente estudo investigou as expectativas e sentimentos de mulheres em situação de reprodução medicamente assistida. Participaram do estudo seis mulheres com idades entre 22 e 37 anos. As participantes, selecionadas em um hospital público, responderam a uma entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo qualitativa e revelaram que a infertilidade é uma experiência dolorosa para o casal, gerando sentimentos de incapacidade, frustração, vergonha, baixa auto-estima, ansiedade e tristeza. As participantes demonstraram solidão frente à longa duração do tratamento, reclamando do pouco envolvimento do cônjuge no processo de tratamento. Os resultados sugerem a necessidade de se incluir profissionais de saúde mental nos serviços de reprodução assistida, pois se observa que esta experiência abala o narcisismo dos sujeitos envolvidos, evidenciando a importância dos aspectos inconscientes relacionados ao desejo de ter um filho.

Keywords : Infertilidade; Reprodução assistida; Fertilização in vitro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License