SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Processo de trabalho na produção de verduras no Alvinho, em Lagoa Seca/PB: a atividade dos trabalhadores e sua relação com o processo saúde-doençaContornando as grades do manicômio: histórias de resistências esculpidas na instituição total índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

SOEJIMA, Carolina Santos  y  WEBER, Lidia Natalia Dobrianskyj. O que leva uma mãe a abandonar um filho?. Aletheia [online]. 2008, n.28, pp. 174-187. ISSN 1413-0394.

Em todos os tempos existiram mães que não puderam ou não quiseram criar seus filhos. A presente pesquisa visou avaliar a qualidade da interação familiar percebida por essas mães em suas próprias infâncias. As pesquisas atuais consideram que as experiências da mãe em sua família de origem são influenciadoras à sua maternagem futura. Buscaram-se 21 mães que abandonaram seu(s) filho(s), por meio de uma amostra intencional, e solicitaram-se 21 mães, indicadas por essas, porém sem história de abandono de filho(s), para verificar a qualidade de suas interações familiares em outrora. Para tanto, foram utilizadas as Escalas de Qualidade de Interação Familiar e concluiu-se, com dados estatisticamente significativos, que as mães que abandonaram seu(s) filho(s) foram filhas abandonadas, inseridas em uma infância marcada por maus-tratos e negligência parental.

Palabras clave : Abandono; Mães; Filhos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License