SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Prevalência da Síndrome de Queimar-se pelo Trabalho (Burnout)em uma amostra de professores portuguesesHabilidades sociais e adaptação acadêmica: um estudo comparativo em instituições de ensino público e privado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SONEGO, Joice Cadore  e  LOPES, Rita de Cássia Sobreira. A experiência da maternidade em mães adotivas. Aletheia [online]. 2009, n.29, pp. 16-26. ISSN 1413-0394.

O presente estudo investigou as manifestações verbais dos sentimentos de mães em relação à maternidade adotiva. Participaram da pesquisa nove mães, cujos filhos haviam sido adotados ainda bebês e tinham em torno de dois anos no período da coleta de dados. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com as participantes, abordando questões referentes ao desenvolvimento do filho e à experiência da maternidade. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo qualitativa. As mães demonstraram um discurso idealizado tanto em relação à criança quanto à experiência da maternidade adotiva. Chamou a atenção que praticamente todas disseram sentir um amor imediato por seus filhos, logo no primeiro encontro. Além disso, verificaram-se sentimentos ambivalentes por parte das mães no que se refere a esta forma de filiação. Ao mesmo tempo em que o filho adotivo foi visto como sem nenhuma diferença em relação ao filho biológico, foi também retratado “como se” fosse um filho, “especial”, “diferente”. As implicações clínicas desses achados são discutidas.

Palavras-chave : Maternidade; Adoção; Idealização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License