SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue29Single-mothers’ expectations and feelings concerning labourCognitive functions and post-traumatic stress disorder (PTSD) in girls victims of sexual abuse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

SOUZA, Kátia Ovídia José de  and  PEGORARO, Renata Fabiana. Concepções de profissionais de saúde sobre humanização no contexto hospitalar: reflexões a partir da Psicologia Analítica. Aletheia [online]. 2009, n.29, pp. 73-87. ISSN 1413-0394.

Esta pesquisa tem como objetivo discutir, com fundamentação teórica na Psicologia Analítica de C. G. Jung, as concepções de médicos e psicólogos sobre o processo saúde-doença e a formação do profissional para atuar em contexto hospitalar. A partir de uma pesquisa em campo qualitativa-descritiva, este estudo propõe ouvir a experiência de seis profissionais de saúde sobre sua atuação em hospital geral no Município do Rio de Janeiro, as influências e repercussões da assistência em saúde baseada no modelo biomédico e se há uma abertura para uma assistência em saúde baseada no modelo biopsicossocial. Portanto, a partir deste estudo, pretende-se corroborar com a inserção do modelo biopsicossocial na área da saúde, a compreensão do Ser Humano na sua integralidade, física, psíquica e social.

Keywords : Relacionamento médico-paciente; Modelo biopsicossocial; Psicologia analítica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License