SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Sistemas de Gestão Ambiental e comportamento ecológico: uma discussão teórica de suas possíveis relaçõesAs dimensões do corpo e a topologia cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

GROSS, Camile  e  TEODORO, Maycoln L. M.. A cobrança dos honorários na prática clínica por psicoterapeutas: uma revisão de literatura. Aletheia [online]. 2009, n.29, pp. 117-128. ISSN 1413-0394.

O processo de negociação dos honorários dentro da prática clínica constitui-se em um importante aspecto para o andamento da psicoterapia. O objetivo deste artigo é realizar uma revisão sistemática de literatura sobre a cobrança de honorários. Foram realizadas consulta em várias bases de dados (Psycinfo, Lilacs, Medline, Cochrane, Isiweb, CINAHL, Academic Journals) e selecionados artigos relacionados ao tema. Todo o material bibliográfico encontrado foi analisado e dividido em dois tópicos. O primeiro é relacionado à contratação dos honorários como parte do processo psicoterápico e o segundo ao aprendizado em contratar honorários na formação de psicoterapeutas. Os dados da revisão apontam para a importância em se considerar a compreensão do significado do honorário durante a prática terapêutica. Do mesmo modo, reforça a relevância da inclusão deste tema na formação do psicoterapeuta, bem como na produção de pesquisas.

Palavras-chave : Psicoterapia; Honorários; Honorários e preços.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License