SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29A cobrança dos honorários na prática clínica por psicoterapeutas: uma revisão de literaturaPela transitoriedade (a temporalidade da psicanálise e sua relação com a feminilidade) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

DANZIATO, Leonardo. As dimensões do corpo e a topologia cultural. Aletheia [online]. 2009, n.29, pp. 129-141. ISSN 1413-0394.

Considerando o desenvolvimento lacaniano das dimensões do Real, Simbólico e Imaginário, este trabalho busca realizar uma leitura dessas dimensões do corpo, situando-as numa topologia que se pode encontrar no espaço cultural. Para tanto, desenvolve uma analogia entre a estrutura de linguagem, suas funções e variáveis com essa topologia. Objetiva demonstrar que essas dimensões se encenam num espaço que transcende o individual, ou mesmo o estrutural, alterando-se conforme as mutações históricas próprias de uma época. Fundamenta, assim, suas conclusões, considerando os efeitos subjetivantes das atuais condições topológicas e discursivas em nossa cultura, assim como suas consequências para uma economia de gozo do sujeito e sua relação com o corpo. Trata-se de um trabalho teórico-clínico que busca articular conceitos e formular proposições que possibilitem uma leitura da clínica em seus pontos de articulação com o espaço cultural.

Palavras-chave : Corpo; Cultura; Topologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License