SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29As dimensões do corpo e a topologia culturalPsicanálise de família e casal: principais referenciais teóricos e perspectivas brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

FLANZER, Sandra Niskier. Pela transitoriedade (a temporalidade da psicanálise e sua relação com a feminilidade). Aletheia [online]. 2009, n.29, pp. 142-150. ISSN 1413-0394.

Freud (1972/1915) propõe, de forma poética, algumas questões fundamentais, em seu texto Sobre a transitoriedade. Serão abordados alguns aspectos dali retirados relacionados à temporalidade própria da psicanálise, trazendo aproximações com outros textos, principalmente O mal-estar na civilização (Freud, 1972/1930). A temática da temporalidade será aqui apresentada naquilo que ela traz de paralelos com a feminilidade. Proponho que a transitoriedade seja entendida como báscula de acesso (uma passagem) à feminilidade, na medida em que, pela sua efemeridade, aponta para um lugar fálico ao mesmo tempo em que indica um lugar de vazio.

Palavras-chave : Psicanálise; Tempo; Feminilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License