SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue29Via transience (the temporality of psychoanalysis and its relation to femininity)Interfaces of the public and private spheres in the production of the efficiency discourse in professional educational schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

GOMES, Isabel Cristina  and  LEVY, Lidia. Psicanálise de família e casal: principais referenciais teóricos e perspectivas brasileiras. Aletheia [online]. 2009, n.29, pp. 151-160. ISSN 1413-0394.

A Psicanálise de Família e Casal surge como uma ampliação do método psicanalítico. Inicialmente, baseia-se nos conceitos desenvolvidos pela psicanálise individual (Freud e Klein) para em seguida utilizar-se dos referenciais da psicanálise de grupo (Bion) e de Winnicott simultaneamente, no sentido de compor um corpo teórico próprio. O objetivo desse artigo é abordar as origens e o desenvolvimento da terapia psicanalítica de família e casal ao longo de mais de meio século de existência, apresentando seus principais representantes, a natureza das publicações nessa área e os intercâmbios possíveis entre diversos pesquisadores e clínicos, com destaque especial à realidade brasileira.

Keywords : Psicanálise; Família; Casal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License