SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Pela transitoriedade (a temporalidade da psicanálise e sua relação com a feminilidade)As interfaces entre o público e o privado na produção do discurso da eficiência nas escolas de educação profissional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

GOMES, Isabel Cristina  y  LEVY, Lidia. Psicanálise de família e casal: principais referenciais teóricos e perspectivas brasileiras. Aletheia [online]. 2009, n.29, pp. 151-160. ISSN 1413-0394.

A Psicanálise de Família e Casal surge como uma ampliação do método psicanalítico. Inicialmente, baseia-se nos conceitos desenvolvidos pela psicanálise individual (Freud e Klein) para em seguida utilizar-se dos referenciais da psicanálise de grupo (Bion) e de Winnicott simultaneamente, no sentido de compor um corpo teórico próprio. O objetivo desse artigo é abordar as origens e o desenvolvimento da terapia psicanalítica de família e casal ao longo de mais de meio século de existência, apresentando seus principais representantes, a natureza das publicações nessa área e os intercâmbios possíveis entre diversos pesquisadores e clínicos, com destaque especial à realidade brasileira.

Palabras clave : Psicanálise; Família; Casal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License