SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Psicanálise de família e casal: principais referenciais teóricos e perspectivas brasileirasEstresse pós-traumático em pacientes vítimas de queimaduras: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

ZULKE, Maria Inês Utzig  e  NARDI, Henrique Caetano. As interfaces entre o público e o privado na produção do discurso da eficiência nas escolas de educação profissional. Aletheia [online]. 2009, n.29, pp. 161-176. ISSN 1413-0394.

Este artigo discute os efeitos das transformações contemporâneas nos processos de subjetivação dos trabalhadores em escolas públicas de educação profissional no contexto de reforma do Estado. Problematizamos as proposições centrais do Plano de Reforma do Estado que têm sustentado o discurso governamental sobre a ineficiência do serviço público, justificando a introdução no seu interior de modos de operar característicos da lógica empresarial privada. Identificamos em nosso estudo que o estigma da ineficiência não está presente nas instituições pesquisadas, interrogando a suposta homogeneidade discursiva com que o setor público é tratado. Destacamos o valor simbólico atribuído ao trabalho neste contexto e a interface do público e do privado presentes na educação profissional como possibilidades explicativas para a eficiência e boa qualidade atribuídas às escolas estudadas.

Palavras-chave : Reforma do estado; Processos de subjetivação; Educação profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License