SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue29Interfaces of the public and private spheres in the production of the efficiency discourse in professional educational schoolsThe body as an object: thoughts about the concept of sublimation through the Carnal Art of Orlan author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

MEDEIROS, Letícia Galery; KRISTENSEN, Christian Haag  and  ALMEIDA, Rosa Maria Martins de. Estresse pós-traumático em pacientes vítimas de queimaduras: uma revisão da literatura. Aletheia [online]. 2009, n.29, pp. 177-189. ISSN 1413-0394.

Atualmente, há um crescente interesse no estudo das sequelas psicológicas em vítimas de queimaduras. Este artigo faz uma revisão da literatura com a finalidade de examinar quais são os danos psicológicos e psiquiátricos mais relevantes apresentados por indivíduos que sofrem acidentes com queimaduras. Os transtornos mais comuns foram o transtorno depressivo (13 a 23%) e os transtornos de ansiedade (27%), entre estes o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). A prevalência do TEPT entre esta população tem sido estimada em 24,8%, mas diversos autores sugerem critérios para o diagnóstico de TEPT parcial nestes pacientes. Sendo o TEPT uma entidade nova e pouco conhecida, são necessárias mais pesquisas na área para conhecimento de seu curso e definição de um tratamento mais eficaz em vítimas de queimaduras.

Keywords : Queimaduras; Transtorno de estresse pós-traumático; Depressão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License