SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Estresse pós-traumático em pacientes vítimas de queimaduras: uma revisão da literaturaPsicologia, educação e análise institucional: perspectivas no campo da formação de educadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

FALBO, Giselle  e  FREIRE, Ana Beatriz. O corpo como objeto: considerações sobre o conceito de sublimação através da Arte Carnal de Orlan. Aletheia [online]. 2009, n.29, pp. 190-203. ISSN 1413-0394.

Partindo das questões suscitadas pelos autorretratos talhados em carne viva pela artista francesa Orlan, o objetivo deste texto é discutir em que medida o conceito de sublimação é suficiente para responder por criações que - tal como em suas performances cirúrgicas - se afastam do plano da representação. Em oposição ao véu produzido pela fantasia, estas obras afirmam um “realismo” que desconsidera a moldura constituída pela operação significante. Afirmando o conceito de sublimação como destino pulsional, na contraposição e articulação entre três termos - idealização, sublimação e narcisismo - nossa proposta é aproximar sua vertente mais nitidamente pulsional - um fazer com a pulsão - do processo de escritura. Uma escrita que visa o corte que estabelece a letra: aquilo que constitui a borda do corpo.

Palavras-chave : Sublimação; Corpo; Objeto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License