SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29O corpo como objeto: considerações sobre o conceito de sublimação através da Arte Carnal de OrlanComposições: experimentações do “ser-estagieiro(a)” em uma clínica escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

FERNANDES, Ângela Maria Dias et al. Psicologia, educação e análise institucional: perspectivas no campo da formação de educadores. Aletheia [online]. 2009, n.29, pp. 204-216. ISSN 1413-0394.

O presente texto apresenta o conjunto de atividades e a análise dos efeitos de um projeto de intervenção socioanalítica desenvolvido em uma organização não-governamental que atua no campo da arte e da cultura, na cidade de João Pessoa. O projeto visava ao aprimoramento do trabalho educativo, em um contexto de formação de educadores. Foram realizadas reuniões mensais e seminários institucionais focalizando os processos, cotidianamente vivenciados, por coordenadores, educadores e profissionais de apoio. O grupo identificou os movimentos que vinham impedindo a construção coletiva do projeto pedagógico, localizando, em algumas práticas instituídas, as principais dificuldades: o exercício das funções de coordenação e de direção; a circulação/interdição de informações; os convênios de financiamento que interferiam na dinâmica educativa. Foram definidas estratégias de organização da escola reconhecendo-se os limites, as possibilidades e as forças atuantes no espaço de práticas.

Palavras-chave : Psicologia educacional; Análise institucional; Formação de educadores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License