SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Psicologia, educação e análise institucional: perspectivas no campo da formação de educadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

RODRIGUES, Luciana. Composições: experimentações do “ser-estagieiro(a)” em uma clínica escola. Aletheia [online]. 2009, n.29, pp. 217-228. ISSN 1413-0394.

Com esta escrita proponho uma reflexão articulando a prática da escuta clínica em psicologia (pelo viés psicanalítico) com o fazer em saúde coletiva, a partir de minha experiência como estagiária em uma clínica escola que compõe um serviço integrado de saúde de uma universidade. Ao ancorar nesse porto de estágio emergem questionamentos e diálogos sobre o saber-fazer “estagieiro”, assim como algumas perspectivas possíveis desse saber que se produz através de olhares, escutas e leituras da realidade de um serviço de saúde, em meio a suas (di) visões e coordenadas de trabalho. Evidencia-se, nessa jornada, o processo de subjetivação de um “devir-psi” que se compõe por atravessamentos e capturas de ferramentas-conceito de áreas do conhecimento como a Saúde Coletiva - estratégia que caminha na perspectiva da Clínica Ampliada em Saúde e das provocações dos chamados processos de mudança na graduação.

Palabras clave : Análise institucional; Saúde coletiva; Estágio de psicologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License