SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30El cerebro, mapa itineranteReforma psiquiátrica e clínica da psicose: o enfoque da psicanálise índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

PINHO, Ana Maria Melo de et al. Psicologia Comunitária e Biodança: contribuições da categoria vivência. Aletheia [online]. 2009, n.30, pp. 27-38. ISSN 1413-0394.

A Psicologia Comunitária pode ser definida como uma área da Psicologia Social da Libertação (Góis, 2005), voltada para a compreensão da atividade comunitária como atividade social significativa e consciente e para a compreensão dos seus reflexos nas dimensões objetivas e subjetivas. O presente artigo busca compreender como a abordagem da Biodança pode dialogar e contribuir para a construção do marco teórico-metodológico da Psicologia Comunitária.Ametodologia utilizada foi a pesquisa teórica. Fundamentar-se no paradigma da complexidade representa a possibilidade de legitimar um conhecimento que se reconhece essencialmente transdisciplinar. Esse artigo possibilitou um avanço na sistematização e legitimação do diálogo transdisciplinar entre Biodança e Psicologia  Comunitária,  integrando a categoria vivência no arcabouço teórico-metodológico da Psicologia Comunitária e na formação dos psicólogos comunitários.

Palabras clave : Psicologia comunitária; Biodança; Vivência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License