SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Psicologia Comunitária e Biodança: contribuições da categoria vivênciaOs conceitos de verdadeiro e falso self e suas implicações na prática clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

KYRILLOS NETO, Fuad. Reforma psiquiátrica e clínica da psicose: o enfoque da psicanálise. Aletheia [online]. 2009, n.30, pp. 39-49. ISSN 1413-0394.

Apresenta-se, de forma sintética, o pensamento de Basaglia e sua influência na conceituação da Reforma Psiquiátrica Brasileira, com o objetivo de adentrar o campo das políticas públicas de saúde mental. Com base na Teoria dos Quatro Discursos de Lacan, apontam-se as limitações da Reforma Psiquiátrica Brasileira e diferenciam-se clínica e saúde mental ressaltando-se a indissociação entre ambas. Relaciona-se a essas limitações a ausência, no interior dos serviços orientados pela reforma, da forma de discurso que considera o sujeito e a construção do laço social do psicótico. Aborda-se a questão classificatória na Psiquiatria e retoma-se a proposta freudiana de considerar a interconexão Psiquiatria/Psicanálise. Dessa forma, pleiteia-se a inclusão de uma psicopatologia que permita a significação psicanalítica dos quadros psiquiátricos como elemento da atenção psicossocial. Finalmente apontam-se os requisitos fundamentais para um tratamento consistente e para a inclusão efetiva do psicótico.

Palavras-chave : Psicose; Psicanálise; Reforma psiquiátrica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License