SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Reforma psiquiátrica e clínica da psicose: o enfoque da psicanáliseAspectos psicológicos da cirurgia de amputação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

GALVAN, Gabriela Bruno  y  MORAES, Maria Lúcia Toledo. Os conceitos de verdadeiro e falso self e suas implicações na prática clínica. Aletheia [online]. 2009, n.30, pp. 50-58. ISSN 1413-0394.

O objetivo deste artigo é refletir sobre os conceitos de verdadeiro e falso self e sua manifestação na clínica contemporânea; bem como as possibilidades de intervenção a partir da psicanálise winnicottiana. O conceito de falso self proposto por Winnicott é de grande valia para se pensar nos relatos recorrentes de pessoas que procuram análise ao viverem episódios de angústia intensa e esvaziamento do sentido da vida, ao mesmo tempo em que não encontram, seja em seus relacionamentos afetivos, seja em sua vida profissional, nada que justifique este sentimento de irrealidade e vazio. Por meio da discussão de um caso clínico, os conceitos de verdadeiro e falso self são articulados com a prática e abrem a reflexão para o papel de espelho do analista, no manejo destes casos.

Palabras clave : Si-mesmo; Winnicott; Psicoterapia psicanalítica; Estudo de caso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License