SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Os conceitos de verdadeiro e falso self e suas implicações na prática clínicaMas que discurso é este: a burocratização da subjetividade? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

GABARRA, Letícia Macedo  e  CREPALDI, Maria Aparecida. Aspectos psicológicos da cirurgia de amputação. Aletheia [online]. 2009, n.30, pp. 59-72. ISSN 1413-0394.

O trabalho do psicólogo com pessoas amputadas é crescente, em virtude das questões de saúde da população, tais como o aumento da expectativa de vida e de comorbidades. O objetivo do artigo é apresentar uma revisão da literatura sobre os aspectos emocionais presentes na vida de pacientes submetidos à amputação de membros. Primeiramente foram descritos os tipos de amputações de membros, apontando as causas, incidência e níveis da operação no corpo; em seguida a implicação da relação médico paciente na decisão pela cirurgia; e posteriormente, buscou-se relacionar e discutir os aspectos emocionais relacionados com a amputação através pesquisas e estudos da área. Considera-se que os aspectos emocionais têm destaque no processo de amputação, porém existem lacunas a serem pesquisadas no campo da Psicologia, para o embasamento das intervenções e atuações adequadas às reais demandas nesta área.

Palavras-chave : Amputação de membros; Aspectos psicológicos; Psicologia da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License