SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Aspectos psicológicos da cirurgia de amputaçãoO “adolescer” e adoecer: vivência de uma adolescente com câncer índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

SAAD, Ana Carolina Salvatore Jaen  y  HELOANI, Roberto. Mas que discurso é este: a burocratização da subjetividade?. Aletheia [online]. 2009, n.30, pp. 73-87. ISSN 1413-0394.

Após mais de um século de sua fundação como ciência da subjetividade humana, é possível dizer que a Psicanálise, por meio da práxis analítica, tem adentrado em diversas instituições que não somente o chamado “setting ideal”. Como exemplo de tal afirmação, podemos citar os trabalhos que têm sido desenvolvidos nas instituições médicas e escolares. Entretanto, o que podemos concluir a respeito da contribuição da Psicanálise em termos dos Recursos Humanos da instituição produtiva capitalista? É possível um analista em tal instituição? Com que demanda o profissional de saúde mental - de forma geral - é convocado a “colaborar” em tal espaço discursivo e como responde a tal pedido? A partir destas primeiras inquietações pretendemos discorrer brevemente sobre a realidade das instituições produtivas capitalistas, sobre o lugar a que é convocado o profissional de saúde que trabalha em Recursos Humanos, bem como, a posição que sustenta, além da possibilidade da Psicanálise contribuir para a valorização da subjetividade dos sujeitos trabalhadores que, “naturalmente”, são chamados Recursos.

Palabras clave : Discurso; Psicanálise; Recursos humanos; Subjetividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License