SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Mas que discurso é este: a burocratização da subjetividade?Comorbidade psiquiátrica em dependentes de cocaína/crack e alcoolistas: um estudo exploratório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

REZENDE, Adryene Milanez; SCHALL, Virgínia Torres  e  MODENA, Celina Maria. O “adolescer” e adoecer: vivência de uma adolescente com câncer. Aletheia [online]. 2009, n.30, pp. 88-100. ISSN 1413-0394.

Este trabalho tem como objetivo descrever a vivência da adolescência e do câncer, discutindo a importância da Casa de Apoio para acolher os sujeitos nessa trajetória. O estudo baseia-se em um relato de caso de uma adolescente portadora de tumor cerebral atendida pelo Sistema Único de Saúde e hospedada em uma Casa de Apoio. Em uma perspectiva fenomenológica foram utilizadas a entrevista e o desenho para descrição da vivência. Os resultados apontaram as estratégias de enfrentamento do câncer associadas às vivências do adolescer. A Casa de Apoio apareceu como local de amparo e construção de laços sociais. Constatou-se a necessidade de criar programas específicos para esses pacientes, considerando que vivenciar ambos os processos é significantemente difícil e complexo.

Palavras-chave : Câncer; Adolescente; Casa de apoio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License