SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30O “adolescer” e adoecer: vivência de uma adolescente com câncerAtuação de psicólogos no Programa de Saúde da Família: o cotidiano de trabalho oportunizando repensar a formação e as práticas profissionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

SILVA, Cristiane Ribeiro da et al. Comorbidade psiquiátrica em dependentes de cocaína/crack e alcoolistas: um estudo exploratório. Aletheia [online]. 2009, n.30, pp. 101-112. ISSN 1413-0394.

A ocorrência de comorbidade psiquiátrica concomitante à dependência  química é frequente, indicando um prognóstico desfavorável para o tratamento desse transtorno. O objetivo do presente estudo foi investigar a ocorrência de comorbidade psiquiátrica em 31 pacientes dependentes de álcool (51,6%) e de cocaína/crack (48,4%). Os diagnósticos psiquiátricos foram realizados a partir do instrumento Mini International Neuropsychiatric Interview (M.I.N.I.). A amostra incluiu predominantemente participantes do sexo masculino (84%), com idades variando entre 20 a 56 anos (M = 37,3; DP = 10,7). A análise dos resultados indicou que 83,9% da amostra apresentaram outro transtorno além da dependência química. As comorbidades mais frequentes foram Episódio Depressivo Maior (25,8%), Transtorno de Humor Induzido por Substância (22,6%) e Fobia Específica (19,4%). Os resultados identificados sugerem que as estratégias de intervenção em pacientes com abuso/dependência de substâncias devam considerar a avaliação de comorbidades nesta população.

Palabras clave : Comorbidade; Cocaína; Crack; Álcool.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License