SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Comorbidade psiquiátrica em dependentes de cocaína/crack e alcoolistas: um estudo exploratórioBebês de risco: a caracterização psicossocial das mães e as possibilidades de intervenções psicológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

FERMINO, Juliana M.; PATRICIO, Zuleica M.; KRAWULSKI, Edite  e  SISSON, Maristela C.. Atuação de psicólogos no Programa de Saúde da Família: o cotidiano de trabalho oportunizando repensar a formação e as práticas profissionais. Aletheia [online]. 2009, n.30, pp. 113-128. ISSN 1413-0394.

Pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida com psicólogos que atuam em serviços de saúde mental dos municípios pertencentes à região abrangida pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), em Santa Catarina. O objetivo foi conhecer suas percepções sobre as práticas que desenvolvem articuladas ao Programa de Saúde da Família (PSF). Os participantes do estudo consideram a importância do seu papel nesse trabalho; não terem pleno conhecimento das atribuições e nem competência suficiente para atender a demanda dos serviços de saúde coletiva. As limitações decorrem pela formação acadêmica, que ainda não os capacita a transcender o foco de atuação individual, no contexto clínico, para uma abordagem voltada à saúde coletiva, e pela inserção incipiente do profissional psicólogo na equipe de saúde básica, o que dificulta sua capacitação continuada e a legitimidade de seu trabalho nesse contexto.

Palavras-chave : Trabalho do psicólogo; Saúde coletiva; Programa de Saúde da Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License