SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue30Psychologists performance in Family Health Programme: the work routine motivating the rethinking of professional practices and trainingIntrafamiliar sexual abuse under the perspective of the marital and familiar relations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

MAGGI, Alice; PRUX, Helen Dalla Santa  and  PALMA, Yáskara Arrial. Bebês de risco: a caracterização psicossocial das mães e as possibilidades de intervenções psicológicas. Aletheia [online]. 2009, n.30, pp. 129-141. ISSN 1413-0394.

O estudo caracteriza as mães de bebês de risco internados numa unidade de terapia intensiva, detectando medidas de ansiedade e de depressão e apreendendo suas concepções e sentimentos frente ao momento atual, envolvendo os cuidados com o bebê e a rede de apoio social existente. Participaram do estudo 22 mães, com idade entre 16 e 40 anos. Foram utilizados como instrumentos os Inventários de Ansiedade Traço-Estado e de Depressão de Beck e uma entrevista semidirigida. Os resultados apontaram associações significativas quanto à depressão e ansiedade-traço e ansiedade-estado e ansiedade-traço. As elevadas frequências das categorias que revelavam rede de apoio e conhecimento suficiente do tratamento indicam possibilidades de proteção em resposta ao risco. Conclui-se pela indicação de que tal caracterização seja contemplada nas intervenções planejadas pelas equipes de saúde.

Keywords : Bebê de risco; Ansiedade; Depressão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License