SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Atuação de psicólogos no Programa de Saúde da Família: o cotidiano de trabalho oportunizando repensar a formação e as práticas profissionaisAbuso sexual intrafamiliar na perspectiva das relações conjugais e familiares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

MAGGI, Alice; PRUX, Helen Dalla Santa  y  PALMA, Yáskara Arrial. Bebês de risco: a caracterização psicossocial das mães e as possibilidades de intervenções psicológicas. Aletheia [online]. 2009, n.30, pp. 129-141. ISSN 1413-0394.

O estudo caracteriza as mães de bebês de risco internados numa unidade de terapia intensiva, detectando medidas de ansiedade e de depressão e apreendendo suas concepções e sentimentos frente ao momento atual, envolvendo os cuidados com o bebê e a rede de apoio social existente. Participaram do estudo 22 mães, com idade entre 16 e 40 anos. Foram utilizados como instrumentos os Inventários de Ansiedade Traço-Estado e de Depressão de Beck e uma entrevista semidirigida. Os resultados apontaram associações significativas quanto à depressão e ansiedade-traço e ansiedade-estado e ansiedade-traço. As elevadas frequências das categorias que revelavam rede de apoio e conhecimento suficiente do tratamento indicam possibilidades de proteção em resposta ao risco. Conclui-se pela indicação de que tal caracterização seja contemplada nas intervenções planejadas pelas equipes de saúde.

Palabras clave : Bebê de risco; Ansiedade; Depressão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License