SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Bebês de risco: a caracterização psicossocial das mães e as possibilidades de intervenções psicológicasA percepção do paciente quanto ao processo de mudança psicoterápica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

PENSO, Maria Aparecida; COSTA, Liana Fortunato; ALMEIDA, Tânia Mara Campos de  e  RIBEIRO, Maria Alexina. Abuso sexual intrafamiliar na perspectiva das relações conjugais e familiares. Aletheia [online]. 2009, n.30, pp. 142-157. ISSN 1413-0394.

Esta pesquisa qualitativa buscou ampliar a discussão sobre o abuso sexual contra crianças e adolescentes perpetrado pelo próprio pai. Os sujeitos foram 4 famílias com crianças de 3 a 9 anos e uma adolescente de 13 anos. Os instrumentos: observações das interações e diálogos ocorridos durante o Grupo Multifamiliar; entrevista semi-estruturada realizada durante visita domiciliar e a construção do Genograma. Os resultados foram interpretados pela análise de conteúdo construtiva-interpretativa: 3 zonas de sentido foram construídas - Cuidar é abusar; Antes mal acompanhada do que só e Depois de tudo o que aconteceu continuo amando meu pai. O abuso sexual intrafamiliar precisa ser estudado na perspectiva de um triângulo formado pelo pai, pela mãe e pela vítima. As vítimas de abuso sexual mostraram-se ambivalentes a quem amam mas que as fazem sofrer; as mães falharam ao protegerem as filhas; e os pais perceberam suas filhas como objeto de satisfação pessoal.

Palavras-chave : Abuso sexual intrafamiliar; Incesto; Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License