SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Abuso sexual intrafamiliar na perspectiva das relações conjugais e familiaresPsicoterapia breve operacionalizada na clínica privada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MONDARDO, Anelise Hauschild; PIOVESAN, Laís  e  MANTOVANI, Paulina Cecilia. A percepção do paciente quanto ao processo de mudança psicoterápica. Aletheia [online]. 2009, n.30, pp. 158-171. ISSN 1413-0394.

O presente trabalho objetivou investigar o tratamento psicoterápico oferecido por uma Clinica-Escola de Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, buscando identificar a percepção de melhora de pacientes atendidos enfocando, principalmente, as variáveis envolvidas no processo de mudança psíquica que acaba possibilitando tal melhora. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 5 (cinco) pacientes atendidos na Clinica-Escola, cujo tempo médio de tratamento foi, no mínimo, de 6 (seis) meses e meio. Os dados foram analisados de forma qualitativa através do método análise de conteúdo segundo Bardin (1979). As principais categorias que emergiram a  partir da análise das entrevistas aludem aos benefícios proporcionados pela Psicoterapia e aos fatores que contribuem para a obtenção de melhora. Observou-se que as pacientes entrevistadas percebem de forma satisfatória o tratamento psicoterápico do qual participaram.

Palavras-chave : Psicoterapia; Avaliação dos resultados; Processo de melhora.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License