SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue30The understanding of the patient as regards to the psychotherapeutic changing processPsychological aspects of donors of renal transplantation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

SIMON, Ryad  and  YAMAMOTO, Kayoko. Psicoterapia breve operacionalizada na clínica privada. Aletheia [online]. 2009, n.30, pp. 172-182. ISSN 1413-0394.

A Psicoterapia Breve Operacionalizada - PBO é uma modalidade terapêutica formulada tendo como referência a teoria psicanalítica e a teoria da adaptação de R. Simon. A formação do psicoterapeuta tem sido realizada em Cursos de Pós-Graduação lato sensu na UNIP - Universidade Paulista. Atende à demanda de ajuda psicoterápica que tem sido maior a cada ano e agigantou-se com a legislação que determina aos Convênios de Saúde a concessão de atendimento psicoterápico a seus filiados. O objetivo da PBO é proporcionar a compreensão dos fatores psicodinâmicos e adaptativos que subentendem as situações-problema que o paciente enfrenta no momento presente. Através de interpretações teorizadas e conjecturas adaptativas o paciente vai entrando em contato com a articulação entre seu mundo subjetivo e suas repercussões no mundo externo adquirindo clareza do encadeamento entre suas motivações inconscientes e seus reflexos na origem das situações-problema.Autilização da PBO proporciona ampliação dos recursos psicoterápicos do terapeuta e contribui para aliviar sua culpa por não praticar a psicanálise clássica com os pacientes, conforme seus preconceitos, além de elevar sua auto-estima ao constatar a eficácia do procedimento.

Keywords : Psicoterapia Breve Operacionalizada (PBO); Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada (EDAO); Clínica psicológica privada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License