SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Psicoterapia breve operacionalizada na clínica privadaO trabalho pastoral numa análise da Psicodinâmica do Trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

FERREIRA, Vera Maria Alves Pereira et al. Aspectos psicológicos de doadores de transplante renal. Aletheia [online]. 2009, n.30, pp. 183-196. ISSN 1413-0394.

No transplante de rim, percebe-se a relevância dos fatores psicológicos e sociais para o receptor e o doador. Este estudo teve como objetivo analisar os aspectos emocionais de doadores renais intervivos em um hospital público. Apresenta-se a análise qualitativa das entrevistas de 15 candidatos a doadores. Os sujeitos verbalizam sentimentos com relação à vivência do transplante, sobretudo o desejo de salvar o receptor, oferecendo-lhe melhor qualidade de vida. Para a decisão de doar, contribuiu o fato de não existirem outros candidatos a doadores. Os conhecimentos que os doadores detêm sobre o procedimento e suas decorrências são precários. Constataram-se também expectativas e idealizações de que a disponibilidade para doar o rim possa proporcionar melhora do relacionamento com o familiar após o transplante. A análise revela aspectos subjetivos desses doadores aos quais a equipe multidisciplinar precisa estar atenta. Evidencia-se a necessidade de uma avaliação e acompanhamento psicológicos anteriores à cirurgia, proporcionando uma tomada de decisão mais consciente sobre a doação e buscando evitar conflitos na díade após o transplante.

Palavras-chave : Transplante; Avaliação psicológica; Análise qualitativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License