SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Aspectos psicológicos de doadores de transplante renalHabilidades sociais e adaptação acadêmica: um estudo comparativo em instituições de ensino público e privado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

EBERT, Clarice  e  SOBOLL, Lis Andrea Pereira. O trabalho pastoral numa análise da Psicodinâmica do Trabalho. Aletheia [online]. 2009, n.30, pp. 197-212. ISSN 1413-0394.

A pesquisa foi realizada junto à categoria profissional pastor evangélico, objetivando identificar a organização de seu trabalho e suas vivências. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com cinco pastores de diferentes denominações evangélicas de Curitiba/PR, tratados de acordo com o método qualitativo de análise de conteúdo de Bardin e analisados a partir dos pressupostos da Psicodinâmica do Trabalho. Como resultados, destacam-se categorias sínteses que contemplam aspectos da organização do trabalho dos pastores, as exigências, as vivências de prazer e sofrimento e as estratégias de mediação do sofrimento no trabalho. A pesquisa contribuiu para a compreensão do trabalho pastoral e serve de subsídio para a intervenção da psicologia, particularmente no contexto religioso.

Palavras-chave : Psicodinâmica do trabalho; Trabalho religioso; Trabalho pastoral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License