SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30O trabalho pastoral numa análise da Psicodinâmica do Trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SOARES, Adriana Benevides; POUBEL, Lincoln Nunes  e  MELLO, Thatiana Valory dos Santos. Habilidades sociais e adaptação acadêmica: um estudo comparativo em instituições de ensino público e privado. Aletheia [online]. 2009, n.30, pp. 213-227. ISSN 1413-0394.

Este artigo tem como objetivo estabelecer as relações entre as habilidades sociais e as vivências acadêmicas necessárias à adaptação ao contexto universitário. A pesquisa foi realizada com 200 estudantes do curso de  Psicologia  de instituições públicas e privadas. Os dois instrumentos utilizados (IHS-Del Prette, 2001; QVA de Almeida & Ferreira, 1997 adaptado para a população brasileira por Villar & Santos (2001), citado em Villar, 2003). Foram aplicados em conjunto em consonância com as normas do QVA. Os resultados permitem afirmar que os alunos de instituições públicas apresentam melhor adaptação acadêmica do que os de instituições privadas. Foram encontradas correlações entre adaptação acadêmica e habilidades sociais. Para os alunos de instituições públicas as habilidades sociais se relacionam principalmente com as dimensões pessoal e contextual, e, para os de instituições particulares, com a dimensão de realização.

Palavras-chave : Habilidades sociais; Adaptação acadêmica; Estudantes universitários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License