SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31Estudo do processo de resposta num teste de memóriaPrecisão entre juízes na avaliação dos aspectos formais do teste de Wartegg índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

CARDOZO, Alcides  e  SOARES, Adriana Benevides. A influência das habilidades sociais no envolvimento de mães e pais com filhos com retardo mental. Aletheia [online]. 2010, n.31, pp. 39-53. ISSN 1413-0394.

O estudo teve como objetivo comparar e correlacionar indicadores de habilidades sociais e do envolvimento de pais com filhos portadores de retardo mental. Participaram 27 casais com filhos portadores de retardo mental. Os pais responderam os questionários “Critério Brasil”, “Qualidade da interação familiar na visão dos pais” e “Inventário de habilidades sociais” (IHS - Del Prette). Houve diferença significativa no “Inventário de habilidades sociais”; para o F1, enfrentamento e autoafirmação com risco, as médias dos pais foram superiores as das mães e para o F3, conversação e desenvoltura social, as médias das mães foram superiores as médias dos pais. As mães mostram-se mais envolvidas na educação dos filhos. Foram encontradas correlações entre cuidados dispensados aos filhos e assertividade e também entre expressão de sentimentos positivos e cuidados com o filho evidenciando a influência das habilidades sociais no envolvimento de pais com seus filhos.

Palavras-chave : Habilidades sociais; Envolvimento pais-filhos; Retardo mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License