SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue31The influence of social skills on the involvement of mothers and fathers with their mentally retarded childrenConjugality in context of wife’s depression by the end of the infant’s first year of life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

ALVES, Irai Cristina Boccato; DIAS, Augusto Rodrigues; SARDINHA, Luís Sérgio  and  CONTI, Fábio Donini. Precisão entre juízes na avaliação dos aspectos formais do teste de Wartegg. Aletheia [online]. 2010, n.31, pp. 54-65. ISSN 1413-0394.

A questão da clareza e objetividade dos critérios utilizados na avaliação e interpretação dos testes psicológicos é uma das preocupações dos profissionais da Psicologia que trabalham com a avaliação psicológica. O objetivo deste trabalho consistiu em verificar em que medida os critérios de avaliação delineados para alguns aspectos formais do Teste de Completamento de Desenhos de Wartegg (WZT) estão  definidos adequadamente. Participaram desta pesquisa dois juízes devidamente treinados nos critérios desenvolvidos pela autora, que avaliaram 191 protocolos do teste. Para determinar a precisão entre juízes foi calculado o coeficiente Kappa, para cada campo em cada uma das variáveis estudadas, tendo variado 0,66 a 1,00. Estes resultados permitiram concluir que os critérios propostos, de um modo geral, se mostraram claros e objetivos para os aspectos formais estudados, possibilitando o seu emprego de forma relativamente segura na avaliação de um protocolo do WZT.

Keywords : Técnicas projetivas; Teste de Wartegg; Precisão de avaliadores; Avaliação de desenhos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License