SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue31Raters reliability in the assessment of formal aspects of the Wartegg testThe common sense ideas about the relations between justice and injustice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

FRIZZO, Giana Bitencourt; BRYS, Ivani; LOPES, Rita de Cássia Sobreira  and  PICCININI, Cesar Augusto. Conjugalidade em contexto de depressão da esposa no final do primeiro ano de vida do bebê. Aletheia [online]. 2010, n.31, pp. 66-81. ISSN 1413-0394.

O presente estudo investigou o relacionamento conjugal no contexto da depressão materna, no final do primeiro ano de vida do bebê. Participaram do estudo 22 casais, divididos em dois grupos, um em que a esposa apresentava indicadores de depressão (10), e outro em que não os apresentava (12), segundo o Inventário Beck de Depressão. Os bebês tinham em torno de 12 meses de idade, sendo 8 meninas e 14 meninos. O teste Mann-Whitney indicou diferença significativa entre os dois grupos quanto à depressão, mas não em relação às diversas variáveis sociodemográficas investigadas. Análise de conteúdo qualitativa das entrevistas indicou que, comparado ao grupo sem depressão, as esposas com indicadores de depressão relataram mais dificuldades com relação ao companheirismo e o tempo para o casal, à comunicação e resolução de conflitos e à avaliação global da qualidade do relacionamento conjugal e sexual. Esses resultados corroboram outros estudos que têm destacado que a presença de indicadores de depressão na esposa pode trazer dificuldades para a conjugalidade.

Keywords : Relacionamento conjugal; Conjugalidade; Depressão materna; Parentalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License