SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31Conjugalidade em contexto de depressão da esposa no final do primeiro ano de vida do bebêInvestigação do grau de tolerância à frustração em presidiários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SPADONI, Lila Maria  e  TORRES, Ana Raquel Rosas. As ideias do senso comum sobre a relação entre a justiça e a injustiça. Aletheia [online]. 2010, n.31, pp. 82-96. ISSN 1413-0394.

Este artigo tem como objetivo principal investigar as ideias do senso comum de jovens brasileiros e franceses acerca das relações entre justiça e injustiça. Para tanto, utilizou-se o conceito de tematas. As tematas são concebidas como fatores organizadores de conjuntos temáticos de diferentes representações sociais. A abordagem estruturalista das representações sociais norteou o planejamento metodológico desta investigação. Assim, foi utilizada a técnica de evocação simples  juntamente com a análise dos esquemas cognitivos de base. Os  participantes deste estudo foram estudantes universitários franceses (N=121) e brasileiros (N=129). Os resultados foram semelhantes nas duas amostras, demonstrando uma relação funcional e de oposição entre as ideias sobre a justiça e a injustiça. Essa relação é bem estruturada e resistente às diferenças socioeconômicas e culturais existentes entre o Brasil e a França.

Palavras-chave : Justiça; Representações sociais; Tematas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License