SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue31The common sense ideas about the relations between justice and injusticeRelate of case: neuropsychology assessment - depression x dementia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

FERREIRA, Elizelma Ortêncio  and  CAPITAO, Cláudio Garcia. Investigação do grau de tolerância à frustração em presidiários. Aletheia [online]. 2010, n.31, pp. 97-110. ISSN 1413-0394.

Este trabalho objetivou avaliar o tipo de reação à frustração e os sentimentos agressivos em presidiários. Verificou-se, também, a relação de dependência entre o tipo de delito (furto, roubo, sequestro, homicídio, latrocínio e outros) e o construto agressividade, por meio do teste de Frustração de Rosenzweig (PF). O instrumento foi aplicado em 125 presidiários de uma penitenciária de segurança máxima do interior de São Paulo. Pode-se dizer que a maioria dos sujeitos, em situações de frustrações, expressa mais seus sentimentos agressivos e tendem a atribuir a culpa ao outro. A análise de variância ANOVA indicou que os indivíduos que cometeram furto reprimem menos a agressividade em situações de frustração, quando comparados àqueles que não cometeram tal delito. Pelos resultados obtidos, entende-se que a pesquisa atingiu os objetivos estabelecidos ao encontrar pouca tolerância à frustração na amostra de presidiários, principalmente para o grupo de delito furto, isto considerando os vários tipos de delitos.

Keywords : Tolerância à frustração; Avaliação psicológica; Presidiários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License