SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31As ideias do senso comum sobre a relação entre a justiça e a injustiçaEstudo de caso: avaliação neuropsicológica: depressão x demência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

FERREIRA, Elizelma Ortêncio  e  CAPITAO, Cláudio Garcia. Investigação do grau de tolerância à frustração em presidiários. Aletheia [online]. 2010, n.31, pp. 97-110. ISSN 1413-0394.

Este trabalho objetivou avaliar o tipo de reação à frustração e os sentimentos agressivos em presidiários. Verificou-se, também, a relação de dependência entre o tipo de delito (furto, roubo, sequestro, homicídio, latrocínio e outros) e o construto agressividade, por meio do teste de Frustração de Rosenzweig (PF). O instrumento foi aplicado em 125 presidiários de uma penitenciária de segurança máxima do interior de São Paulo. Pode-se dizer que a maioria dos sujeitos, em situações de frustrações, expressa mais seus sentimentos agressivos e tendem a atribuir a culpa ao outro. A análise de variância ANOVA indicou que os indivíduos que cometeram furto reprimem menos a agressividade em situações de frustração, quando comparados àqueles que não cometeram tal delito. Pelos resultados obtidos, entende-se que a pesquisa atingiu os objetivos estabelecidos ao encontrar pouca tolerância à frustração na amostra de presidiários, principalmente para o grupo de delito furto, isto considerando os vários tipos de delitos.

Palavras-chave : Tolerância à frustração; Avaliação psicológica; Presidiários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License