SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue31Investigation of the degree of tolerance to frustation in prisionersIndicators of couvade syndrome of first time fathers during pregnancy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

STEIBEL, Nicole Maineri  and  ALMEIDA, Rosa Maria Martins de. Estudo de caso: avaliação neuropsicológica: depressão x demência. Aletheia [online]. 2010, n.31, pp. 111-120. ISSN 1413-0394.

Essa pesquisa é um estudo de caso em que foram avaliadas as habilidades cognitivas de um idoso com queixa de memória e de sintomas depressivos. Foram aplicados testes cognitivos, escalas para avaliar as funções cognitivas e realizadas análise qualitativa e quantitativa dos resultados com objetivo de verificar se as queixas seriam decorrentes de um processo degenerativo e/ou se justificam pela presença de sintomas depressivos. Os resultados mostraram uma diminuição de desempenho nas habilidades que envolvem velocidade de processamento de informações e na memória recente. Com isto torna-se importante nestes casos fazer-se avaliações seriadas com objetivo de acompanhar a evolução das dificuldades cognitivas.

Keywords : Avaliação neuropsicológica; Memória; Depressão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License