SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31Investigação do grau de tolerância à frustração em presidiáriosIndicadores de síndrome de couvade em pais primíparos durante a gestação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

STEIBEL, Nicole Maineri  e  ALMEIDA, Rosa Maria Martins de. Estudo de caso: avaliação neuropsicológica: depressão x demência. Aletheia [online]. 2010, n.31, pp. 111-120. ISSN 1413-0394.

Essa pesquisa é um estudo de caso em que foram avaliadas as habilidades cognitivas de um idoso com queixa de memória e de sintomas depressivos. Foram aplicados testes cognitivos, escalas para avaliar as funções cognitivas e realizadas análise qualitativa e quantitativa dos resultados com objetivo de verificar se as queixas seriam decorrentes de um processo degenerativo e/ou se justificam pela presença de sintomas depressivos. Os resultados mostraram uma diminuição de desempenho nas habilidades que envolvem velocidade de processamento de informações e na memória recente. Com isto torna-se importante nestes casos fazer-se avaliações seriadas com objetivo de acompanhar a evolução das dificuldades cognitivas.

Palavras-chave : Avaliação neuropsicológica; Memória; Depressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License