SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31Estudo de caso: avaliação neuropsicológica: depressão x demênciaAutoeficácia e qualidade de vida de jovens adultos com doenças crônicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MARTINI, Talu Andréa Dartora De; PICCININI, Cesar Augusto  e  GONCALVES, Tonantzin Ribeiro. Indicadores de síndrome de couvade em pais primíparos durante a gestação. Aletheia [online]. 2010, n.31, pp. 121-136. ISSN 1413-0394.

O estudo investigou indicadores da síndrome de couvade em pais primíparos durante a gravidez das esposas. Participaram 30 casais com idades entre 20 e 35 anos que estavam em diferentes trimestres da gestação. Os pais e as gestantes responderam individualmente a uma entrevista semi-estruturada que investigava a percepção do pai e da gestante sobre os indicadores de couvade. A análise de conteúdo revelou que mais da metade dos pais apresentou indicadores físicos (aumento de apetite, preferência por algum alimento e episódios de vômito) e/ou emocionais (nervosismo, mau humor) associados à síndrome de couvade. Os pais que conviviam com o segundo trimestre de gravidez de suas esposas relataram mais indicadores quando comparados aos demais participantes. Deste modo, a presença de indicadores da síndrome de couvade entre os pais evidenciou a complexidade da transição para a paternidade e a importância de se conhecer as vivências e sentimentos do pai durante a gestação do seu filho/a.

Palavras-chave : Paternidade; Gestação; Síndrome de couvade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License