SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31Indicadores de síndrome de couvade em pais primíparos durante a gestaçãoHabilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

CASTRO, Elisa Kern de; PONCIANO, Clarissa Franco  e  PINTO, Débora Wagner. Autoeficácia e qualidade de vida de jovens adultos com doenças crônicas. Aletheia [online]. 2010, n.31, pp. 137-148. ISSN 1413-0394.

O presente estudo teve por objetivo avaliar a autoeficácia e a qualidade de vida de jovens adultos com doenças crônicas, examinando possíveis diferenças entre homens e mulheres. Participaram 20 pacientes com diversos tipos de doenças crônicas, com idade média de 31,5 anos (DP 3,6) e que estavam internados em um hospital geral. Os instrumentos utilizados foram: ficha de Dados biossociodemográficos; Escala de Autoeficácia Geral Percebida e Instrumento de Avaliação da Qualidade de Vida da OMS (WHOQOL-breve). Análise de correção de Spearman mostrou que os índices de autoeficácia estiveram correlacionados de forma positiva e significativa (p<0,05) com a qualidade de vida total e a dimensão ambiente. Não foram encontradas diferenças entre homens e mulheres na autoeficácia e qualidade de vida. Os resultados obtidos sugerem a importância dos aspectos positivos de saúde, especificamente a autoeficácia, para a qualidade de vida de jovens adultos com doenças crônicas.

Palavras-chave : Autoeficácia; Qualidade de vida; Doença crônica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License