SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue31Self-efficacy and quality of life in young adults with chronic diseaseSocial interaction and the climate for creativity in the classroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

LEME, Vanessa Barbosa Romera  and  BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini. Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcional. Aletheia [online]. 2010, n.31, pp. 149-167. ISSN 1413-0394.

A pesquisa teve como objetivo avaliar, segundo o Modelo Construcional de Goldiamond, os relatos de 20 mães de crianças com problemas de comportamento (Grupo clínico) e 20 mães de crianças sem esses problemas (Grupo não clínico), as habilidades sociais e os problemas de comportamento de pré-escolares, investigar as situações e os comportamentos das mães diante dos comportamentos dos filhos e sugerir hipóteses para os comportamentos funcionalmente equivalentes que foram investigados. Os instrumentos utilizados foram duas escalas, um questionário e uma entrevista estruturada.Os resultados indicaram que as crianças do Grupo não clínico apresentaram, com mais frequência e diversidade, habilidades sociais e com menos frequência, problemas de comportamento, em comparação com as crianças do Grupo clínico.

Keywords : Habilidades sociais; Problemas de comportamento; Modelo construcional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License