SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31Autoeficácia e qualidade de vida de jovens adultos com doenças crônicasInterações sociais e clima para criatividade em sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

LEME, Vanessa Barbosa Romera  e  BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini. Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcional. Aletheia [online]. 2010, n.31, pp. 149-167. ISSN 1413-0394.

A pesquisa teve como objetivo avaliar, segundo o Modelo Construcional de Goldiamond, os relatos de 20 mães de crianças com problemas de comportamento (Grupo clínico) e 20 mães de crianças sem esses problemas (Grupo não clínico), as habilidades sociais e os problemas de comportamento de pré-escolares, investigar as situações e os comportamentos das mães diante dos comportamentos dos filhos e sugerir hipóteses para os comportamentos funcionalmente equivalentes que foram investigados. Os instrumentos utilizados foram duas escalas, um questionário e uma entrevista estruturada.Os resultados indicaram que as crianças do Grupo não clínico apresentaram, com mais frequência e diversidade, habilidades sociais e com menos frequência, problemas de comportamento, em comparação com as crianças do Grupo clínico.

Palavras-chave : Habilidades sociais; Problemas de comportamento; Modelo construcional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License