SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcionalPsicologia e presença feminina nos discursos médico e católico na primeira metade do século XX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

LIBORIO, Ana Clara Oliveira  e  NEVES, Marisa Maria Brito da Justa. Interações sociais e clima para criatividade em sala de aula. Aletheia [online]. 2010, n.31, pp. 168-183. ISSN 1413-0394.

Este trabalho objetivou verificar as diferenças significativas no clima para a criatividade em turmas de 5ª série do Ensino Fundamental, as possíveis relações entre as interações professor-aluno e o clima para criatividade em sala e de que forma as concepções dos professores acerca da criatividade se inter-relacionam com um clima mais ou menos favorável à criatividade. O estudo foi realizado em uma escola pública do Distrito Federal e seus resultados sugerem que existem graus diferentes no clima para criatividade nas turmas estudadas. As turmas que evidenciaram um clima mais favorável à criatividade, também apresentaram, com mais frequência, interações professor-aluno de sintonia, cooperação e domínio em comparação às interações de desconsideração. Com relação às concepções dos professores sobre criatividade e como promovê-la, foi observado que o envolvimento e o preparo do professor têm maior influência em sua atuação em sala do que as suas concepções.

Palavras-chave : Interação professor-aluno; Criatividade e clima para criatividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License