SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31Interações sociais e clima para criatividade em sala de aulaLitígios intermináveis: uma perpetuação do vínculo conjugal? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

OLIVEIRA, Flávia Moreira; SANTO, Adriana Amaral do Espírito; AGUIAR, Marcela Peralva  e  VILELA, Ana Maria Jacó. Psicologia e presença feminina nos discursos médico e católico na primeira metade do século XX. Aletheia [online]. 2010, n.31, pp. 184-198. ISSN 1413-0394.

Este artigo pretende analisar as interfaces da produção científica feminina no início do século XX com a constituição do espaço psi no Brasil, utilizando para tanto um artigo do periódico católico “A Ordem” e uma tese da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Para sermos mais precisos, nosso recorte temporal situa-se nos primeiros 40 anos do século XX, uma vez que datam desse período os primeiros trabalhos de caráter psicológico escritos por mulheres encontrados por nós, dentre as teses de Medicina e as edições da revista “A Ordem” consultadas. As produções da Medicina e da Igreja Católica foram eleitas como fontes privilegiadas a partir de constatações de uma pesquisa mais ampla, que demonstrou a grande importância que esses discursos - o médico e o religioso - tiveram na construção do campo da psicologia no Brasil.

Palavras-chave : Mulher; Medicina; Catolicismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License