SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue31Psychology and female presence in medical and catholic discourses in the first half of the 20th (twentieth) century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

ANTUNES, Ana Lúcia Marinônio de Paula; MAGALHAES, Andrea Seixas  and  FERES-CARNEIRO, Terezinha. Litígios intermináveis: uma perpetuação do vínculo conjugal?. Aletheia [online]. 2010, n.31, pp. 199-211. ISSN 1413-0394.

O presente trabalho focaliza o fenômeno dos longos litígios em Varas de Família, com o objetivo de discutir a inscrição do judiciário na trama conjugal. Ressalta-se que alguns casais, mesmo após o divórcio, ficam aprisionados numa dinâmica de repetição que atua por meio do litígio, representado nas ações de guarda, de regulamentação de visitas e seus derivados. Aborda-se o processo de estruturação e de dissolução da conjugalidade, ressaltando as dificuldades envolvidas no processo de elaboração do luto pós-separação, com base na literatura psicanalítica sobre as relações amorosas. Pontua-se que a etapa jurídica da separação, compreendida como um ritual de passagem, pode representar um corte vincular ou contribuir para a perpetuação do vínculo aprisionador. Para ilustrar esta discussão, apresenta-se a análise de um caso de litígio familiar atendido no judiciário, na cidade do Rio de Janeiro.

Keywords : Separação conjugal; Litígio judicial; Psicanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License